terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Never Mind the Bollocks - Breve história dos Sex Pistols

1975 - Começo:
 Malcom McLaren volta dos Estados Unidos com a ideia de formar uma banda que acabaria mudando para sempre a história do rock 'n' roll. Chegando a Londres, ele reassume a sua loja de roupas alternativa, chamada SEX, de onde recruta os quatro integrantes originais: Steve Jones, Paul Cook, Glen Matlock e John Lydon, mais conhecido como Johnny Rotten. Claro que estou falando dos pioneiros do punk-rock na Inglaterra, os Sex Pistols.

1976 - O movimento alastra-se:  
Em meados de 1976 o movimento punk alastrava-se pelo país. The Clash, The Stranglers, Siouxsie, Generation X, mas até ali nenhum disco tinha sido lançado. O primeiro compacto punk saiu em 5 de Novembro de 76, "New Rose", da banda The Damned. Pouco antes, em 8 de Outubro, os Pistols assinavam o histórico contrato com a EMI. Um mês depois, chega às lojas o histórico compacto "Anarchy in the U.K.", que acertou o alvo - o caquético império britânico e os seus valores.
No dia 1 de Dezembro de 76, os Pistols e outras bandas do circuito punk são astros de um dos programas de TV de maior audiência na Inglaterra, levado ao ar às cinco da tarde. Depois do programa, dois milhões de britânicos passam a amar o odiar os Sex Pistols. Motivo: pela primeira vez na história, a expressão Fuck Off (foda-se) é dita diante das câmeras. O protagonista só podia ser Johnny Rotten.

1977 - O ano do punk:
Em Fevereiro de 77, após a banda ter sido chutada da EMI, Matlock é expulso da banda, dando lugar a aquele que viria a ser o maior símbolo do punk rock de todos os tempos, Sid Vicious. O melhor amigo de Rotten não sabia tocar, e estava o tempo todo chapado com todo tipo de droga. Contudo, sua performance ao vivo e sua personalidade autodestrutiva deram o toque final na fórmula do grupo.
Após assinar com a A&M Records, e aproveitando o jubileu da rainha Elisabeth II, quando completou 25 anos no poder, a banda solta o compacto "God Save the Queen". A canção trazia uma das máximas do movimento punk: "No future for England" (não há futuro na Inglaterra).
O compacto chegou à terceira posição na parada britânica enquanto a banda preparava seu tão aguardado álbum de estreia (que acabou sendo o único álbum de estúdio da banda) que foi lançado em 12 de Novembro de 1977: "Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols" (abaixo os idiotas, aqui estão os Sex Pistols). Então, de repente, a Inglaterra ficou pequena para o punk rock.

1978 - O último tiro dos Pistols:
Os Pistols viajaram para os Estados Unidos em 1978, onde a banda acabou se separando.
Vicious iniciou uma carreira solo, que acabou numa cela de cadeia, preso pelo suposto assassinato de sua namorada. A Virgin (gravadora dele) paga a fiança, mas menos de 24 horas depois Vicious sofre uma overdose de heroína no banheiro da casa da sua mãe durante uma festa.  Aos 21 anos de idade, estava morto o homem-símbolo do punk rock.

2007 - Retorno:
Em setembro de 2007, os integrantes originais do Sex Pistols anunciaram sua volta aos palcos em apresentação única. O show foi realizado dia 8 de Dezembro do mesmo ano na Brixton Academy, em Londres, com o objetivo de comemorar os 30 anos do álbum "Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols" e também de realizar seu relançamento.

Um comentário:

  1. Sex Pistols=Good
    Ramones=Good
    The Clash=Good
    Green Day=Great
    Offspring=Wonderful!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...