quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Breve História da Guitarra Elétrica

(adaptado de cifras.com.br)


A guitarra elétrica é bem mais antiga do que muitos pensam, nasceu em 1930, um velhinha charmosa de 81 anos (é, estamos em 2011 amigos). Historicamente é difícil precisar as origens deste instrumento que fascina milhões desde seu surgimento. Para quem pensa que a guitarra é uma simples evolução ou adaptação do violão, engana-se.

Nada muito exato, mas a teoria mais aceita é que a guitarra seja mesmo uma evolução de um instrumento espanhol de nome vihuela que também é evolução de outros instrumentos. Em outras línguas, como o inglês, não há distinção entre violão e guitarra. (Acoustic GUITAR, eletric GUITAR) A nossa língua é uma das poucas que os distinguem.

A guitarra, em 1930, era obviamente muito diferente do que hoje em dia, seu som não tinha muita expressão, era ruim e baixo... Foi aí que surgiram os captadores eletrônicos. Mas eram rudimentares e produziam um feedback (espécie de eco) infernal, em grande parte por causa do corpo acústico do instrumento. Então entrou em cena o grande Lester William Polfus(você com certeza já deve ter ouvido falar do nome de guitarra que leva o seu nome artístico, Les Paul) que simplesmente mudou para sempre os rumos da guitarra elétrica introduzindo o corpo maciço de madeira, que é como ela é conhecida até hoje. (claro, salvo os instrumentos construídos em corpo semi-acústico, como a Gibson ES)

Em 1932 Rickenbacker começa a produção de guitarras, sendo oficialmente a primeira guitarra elétrica comercializada. O nome do modelo era Electro Spanish(a Rickenbacker se tornou famosa anos depois, nas mãos de John Lennon)

Claro que não vamos esquecer de mencionar o senhor Clarence Leo Fender, responsável por criações memoráveis como a Telecaster e a legendária Stratocaster. Ícone absoluto. Talvez o modelo mais adotado por todos os guitar heros de várias gerações, de Jimi Hendrix a Eric Clapton. (antes que achem que estou sendo tendencioso, eu tenho uma Les Paul ;)

Esse instrumento ficou mais popular depois da segunda guerra e depois disso caiu na graça do povo nos anos 50 e 60. Hoje em dia, como disse um músico: "A guitarra é um acessório de moda." Será?

Não sei, mas o clichê de dizer que guitarra é sinonimo de rebeldia, atitude e força musical são pura verdade. Ou você acha que um DJ (risos irônicos) impressiona mais que um guitarrista debulhando uma simples pentatônica no volume 11, quebrando tudo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...