segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Arctic Monkeys


Arctic Monkeys é uma banda de rock britânica formada em 2002 na cidade de Sheffield, na Inglaterra.

Após ganharem suas guitarras no natal de 2001, os vizinhos Alex Turner e Jamie Cook montaram uma banda com seus amigos da escola, Andy Nicholson (que depois seria substituído por Nick O'Malley), que tocava baixo, e Matt Helders, a quem sobrou ser o baterista.
Sob o nome Bang Bang, eles tocavam covers de bandas como Led Zeppelin (e ponto pra eles). Após Alex assumir o vocal e a tarefa de escrever canções (ele na verdade já tinha algumas), eles mudaram o nome da banda para Arctic Monkeys.
Após alguns dos primeiros concertos, em 2003, eles começaram a gravar CD demos e distribuí-los para o público. Como a oferta era limitada, os fãs copiaram as canções e as disponibilizaram pela Internet. Até um perfil da banda no site MySpace foi criado, tudo sem que os próprios membros soubessem. Graças a essa divulgação viral pela rede, logo não apenas os amigos, mas centenas de pessoas cantavam todas as letras nos concertos.
Em maio de 2005 a banda lançou seu primeiro EP, Five Minutes with Arctic Monkeys. Em junho assinaram contrato com a Domino Records e logo depois, tocaram no Carling Stage, palco dos festivais de Reading e Leeds reservado para bandas menos conhecidas.

Os Arctic Monkeys alcançaram o sucesso com seu segundo single, "I Bet You Look Good on the Dancefloor", que alcançou o número um no UK Singles Chart. Seu álbum de estréia Whatever People Say I Am, That's What I'm Not, lançado em janeiro de 2006, tornou-se o álbum mais rápido vendido de estréia na história da música britânica, ultrapassando Definitely Maybe do Oasis (sim com tantas grandes bandas britânicas os álbuns mais bem vendidos na estréia são do Oasis e do Arctic Monkeys).Recebeu muitos elogios da crítica, vencendo o Mercury Prize 2006 e o Brit Award for Best British Album em 2007. Ele também foi nomeado para o Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa.
O segundo álbum da banda, Favourite Worst Nightmare, foi lançado em 23 de abril de 2007, vendeu mais de 225.000 cópias em sua primeira semana, e foi nomeado para o Mercury Prize 2007. O grupo também recebeu o prêmio de Melhor Álbum Britânico e Melhor Grupo Britânico, no Brit Awards 2008. Seu terceiro álbum, Humbug, foi lançado em 24 de agosto de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...