sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Live at Leeds

Live at Leeds é o primeiro álbum ao vivo do The Who, e o único a ser lançado enquanto a banda em sua formação original ainda estava na ativa, gravando e se apresentando regularmente.
Depois de lançar Tommy em 1969, o Who começou uma longa turnê para promovê-lo, retornando à Inglaterra no fim do ano com o desejo de lançar um álbum ao vivo tirado daquela turnê. No entanto, o grupo desanimou diante da tarefa de ter de ouvir as centenas de horas de gravações acumuladas para decidir qual renderia o melhor álbum, resolvendo queimar ritualmente as fitas (para evitar que caíssem nas mãos dos pirateadores), agendando dois shows, um no Hull City Hall e outro na Universidade de Leeds, com o único propósito de lançar este álbum ao vivo. O show que ocorreu no Dia dos Namorados britânico é que acabou sendo escolhido.

Talvez devido a estas circunstâncias, ou talvez porque o Who estivesse empolgado com o sucesso internacional de Tommy, ou simplesmente porque eles estavam em forma na época, Live At Leeds acabou se tornando uma gravação extraordinária. A capa do álbum foi projetada para se parecer com a de um disco pirata, e em seu interior trazia alguns fac-símiles de documentos históricos do Who, como o contrato para tocar no Festival de Woodstock, o pôster "Maximum R&B" com Pete girando seu braço e uma carta da gravadora EMI recusando o grupo, entre outros. O selo do disco era escrito à mão (aparentemente por Townshend), e trazia instruções para que os engenheiros de áudio não corrigissem nenhum ruído.

Em 1995 foi lançado um CD remasterizado, trazendo as introduções das músicas e outros detalhes que foram editados do lançamento original.
Posso dizer com toda certeza que esse é o melhor  um dos melhores álbuns ao vivo já gravados, e um prato cheio tanto para quem conhece bem o Who tanto para quem não sabe nada sobre rock não conhece.
Fiquem então com a versão desse álbum de I Can't Explain.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...