Subgêneros

 Rock Psicodélico

O Rock psicodelico apresenta temas que exploram a subjetividade e a loucura possuindo em geral musicas instrumentais longas e efeitos sonoros especiais.Surgiu como os demais estilos, nos Estados Unidos  e na Inglaterra durante a década de 1960, tendo como auge de sua popularidade, o final da mesma década.
  O maior exemplo do estilo psicodelico é uma das maiores e mais famosas bandas do mundo os The Beatles, que criaram musicas como, Lucy in the Sky with Diamonds,Yellow Submarine e ainda Revolver. O estilo possui outra bandas que ficaram conhecidas mundialmente pelos seus álbuns psicodélicos,como The Who e The Animals.
  O Rock Psicodelico está diretamente associado aos Hippies que procuravam pregar a paz em torno do mundo, influenciados pelos efeitos do LSD da Heroina e até mesmo da Maconha.Apesar do Rock psicodélico junto aos Hippies terem deixado de existir no final da década de 1960, as bandas que seguiram com esse estilo se transformaram nos criadores do rock progressivo, como por exemplo o Yes.
  Apesar do estilo praticamente não existir mais após o fim dos Hippies, o gênero psicodelico ainda continuou nos anos 80 e 90 com em geral bandas inglesas como o Pish e The Bangle.


 Rock Punk
  O Punk-Rock é um estilo musical que surgiu no inicio da década de 1970.Tendo como caracteristicas, músicas rapidas e agressivas, com criticas a sociedade e o governo.Se baseando em idéias anarquistas o punk passou por muitas fases tendo como suas principais bandas Ramones,Sex Pistols e The Clash e mais tarde surgindo como "pop-punk"  ou a segunda fase do punk as bandas Green Day,The Offspring,Sum 41 e Blink 182.Tendo seu auge nas decadas de 70-90 hoje deixa de ser um estilo tão forte quanto antigamente.
   O Punk Rock acabou não sendo apenas um subgênero musical, de quão grande foi a sua importância que o movimento punk chega a ser considerado mundialmente uma cultura, que faz parte da triba urbana, do qual pertencem os chamados "punks".
  O Estilo punk no Brasil surgiu no final da década de 1970 com as bandas AI-5, Condutores de Cadáver, Cólera.O movimento punk seguiu firme e forme até os dias de hoje tendo muitas bandas de muitos estados como Os Replicantes do Rio Grande do Sul e o Homicidio Cultural no nordeste, além das principais:Ratos de Porão e Os Raimundos.Hoje em dia a maioria das bandas desse estilo do brasil tocam pelo mundo apenas  grandes festivais

Heavy Metal

  O Heavy metal é um subgênero de rock que surgiu em meados da década de 1970, no Reino Unido e nos Estados Unidos.O heavy metal se caracteriza por guitarras altas  e distorcidas,ritmos enfáticos e um som de baixo e bateria densos,as bandas em geral  possuem de 5 a 6 membros tendo um baterista,um baixista,dois guitarristas e um cantor,muitas vezes tendo junto um teclado para enriquecer o som.
  O som rápido conta também com um alto nível de dificuldade devido a quantidade de notas tocadas em questão de segundos.Dentre as primeiras bandas a explorar esse novo ritmo que começava a surgir, estão:Led Zeppelin e Deep Purple
  As principais bandas do gênero são Kiss,Black Sabbath,Iron Maiden e Metallica,possuindo em geral temas soturnos e depressivos muitas vezes ligados a aspectos sobrenaturais.O Heavy metal ganhou força no Brasil com as bandas Hibria e Sepultura na década de 1980.

Rock Progressivo
  O Rock Progressivo é um estilo musical que surgiu no inicio da década de 1960 na Inglaterra,com as bandas Deep Purple,Yes,Rush,Gentle Giant e Pink Floyd.O estilo serve de base para as bandas de antigamente até as formadas recentemente.Foi a partir desse estilo que surgiram muitos outros como subgêneros do rock, como o heavy metal e o punk rock.
  O Progressivo atualmente não possui bandas muito influentes, mas foi e ainda é um estilo importante para a historia da musica.O Rock progressivo possui como caracteristicas importantes composições longas,com harmonia e melodias complexas, aproximando-se muito da música erudita e o uso de harmonias vocais.
  Nas décadas de 60 e 70 o Rock Progressivo obteve seu auge, influenciando milhões de pessoas em todo o mundo.Os álbuns The Wall(Pink Floyd) e Selling England by the Pound(Genesis) causaram um grande impacto na sociedade que ainda não estava acostumada com o gênero, criando um sucesso imediato na época.Além disso, o estilo influenciado pela música clássica e pelo Jazz contou com a adesão de novos instrumentos ao Rock, como o teclado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...