sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A história das Guitarras Stratocaster

  Diversos modelos de guitarras já foram usado em todo o mundo desde a sua invenção, as mesmas também possibilitaram o surgimento de diversos estilos músicais, como principalmente o Rock e o Blues.Mas, dentre todas as guitarras existentes e seus modelos existentes, nenhuma revolucionou tanto quanto a famosa Guitarra Stratocaster, considerada por muitos-devido a sua fama- o modelo "comum de guitarra.
  Em 1954, Léo Fender-fundador da marca Fender- mostrou ao mundo a sua mais nova invenção, a chamada Fender Stratocaster.O design da Stratocaster tem sido copiado e modificado constantemente. É possível ver muitos modelos parecidos ou até mesmo com o mesmo design de outros fabricantes de guitarra.O modelo mais conhecido como "Strato" após fazer sucesso tanto com a sua maca criadora quanto com as demais que "copiaram" o seu estilo se tornou mais vendida que as Guitarras Gibson Les Paul e Fender Telecaster.
   Originalmente, a Stratocaster era feita na cor Sunburst de 2 cores, num corpo de Ash, braço em Maple de peça única contendo 21 trastes com marcações estilo "bolinha" na escala e tarrachas Kluson até 1956.Até 1960 ela só podia ser vista com outras cores, apenas sob-encomenda. Esses modelos sob-encomenda eram quase todos pintados com tinta automotiva produzida pela Dupont e encareciam a guitarra em 5%. O escudo de uma única camada, fixado com 8 parafusos permitiu que a parte eletronica dos captadores ficasse protegida (expondo somente o jack) e proporcionando uma proteção prática já que para ter acesso à fiação dos captadores só é preciso retirar o escudo. Consequentemente o design da Stratocaster  melhorou bastante o som e a qualidade do instrumento mas as Fenders antigas, ou também conhecidas como vintages ainda têm um valor bem alto no mercado, pois são raras e muitos músicos preferem o timbre dos instrumentos vintage.
  Diversos artistas já usaram esse tipo de guitarra, dentre eles estão: George Harrison e John Lennon(The Beatles,Kurt Cobain(Nirvana),Dave Murray(Iron Maiden),Billie Joe Armstrong(Green Day) além de muitos outros artistas que levam consigo os consagrados nomes das bandas Red Hot Chilli Peppers e Pink Floyd por exemplo.

2 comentários:

  1. Nada que uma boa stratocaster não consiga tocar...Mas ainda prefiro a minha SG.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...