Cultura do Rock

   Rock’n Roll é música, um estilo de vida, desde a sua criação no inicio de 1950. Mais tarde, ao sair de seu berço, a América, e em consequência da indústria da música, entrou na fase de globalização, o que conduziu à difusão do rock em muitos países.A Grã-Bretanha testemunhou Glam Rockers nos anos 70,a cultura Punk nos anos 80, e ainda muitos outros estilos que foram definidos como subgêneros do rock.
   Muito se foi falado sobre a evolução do rock e os seus feitos nas culturas,ou como uma entidade ou ainda como uma sub-cultura.O rock sempre foi e ainda é muito popular especialmente entre a época do seu surgimento(1950) e o seu auge(1970).
    Para a maioria dos acadêmicos, incluindo Rosselson (1979), Orman (1984), e Grossberg (1988), o rock é a principal manifestação de cultura de massa pós II Guerra Mundial, existindo inclusive na Europa Central-leste. É um tema questionado e debatido entre os sociólogos, se o rock teve e tem um papel significativo no processo da mudança política ou não. Há muitos estudos feitos nestes países pós-comunistas, incluindo Polônia, Hungria, e Tchecoslováquia a fim encontrar a resposta a este debate feito por acadêmicos como Mitchell (1992), Ryback (1990), e Wicke (1992).
   Dado a importância do rock na construção de culturas, mesmo assim, pouca pesquisa foi feita sobre a estrutura do rock. Alguns cientistas fizeram um estudo importante sobre a vida do rock em cidades na Europa central em 1995. Analisaram o estilo rock de viver entre os jovens  e o estado da cultura do rock no final dos anos 90. Entretanto, as rápidas mudanças na indústria e na tecnologia da música, assim como alguns outros eventos que ocorreram após 1995 necessitaram um novo estudo  a fim de compreender a mudança nas dinâmicas sociais. Por exemplo, a TV a cabo, que trouxe vídeos de músicas para influenciar a cultura jovem, não era comum como é agora. É também a Internet permitiu que se fizesse downloads de músicas. 
   O rock está mais disponível agora e é mais requisitado pela sociedade. A sociedade atual vive do rock,que apesar de não ser o mais ouvido do Brasil é o mais adorado no mundo.
    Por muito tempo os roqueiros se vestiam de formas diferentes,geralmente utilizando o preto e o branco como cores predominantes buscando ser diferenciados, o que resultou no surgimento da cultura punk e ainda nos chamados "metaleiros" .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...