quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Animals

Animals, para quem não sabe, é um álbum da banda britânica Pink Floyd gravado em 1977 na Inglaterra e nos Estados Unidos. É um álbum conceitual, no qual Roger Waters(idealizador e principal conpositor) utiliza três espécies de animais para fazer uma metáfora com os tipos de seres humanos.
Os cães são usados para representar os homens de negócios megalomaníacos que acabam por serem arrastados pela própria pedra que atiraram. Os porcos(vide vídeo abaixo) representam os políticos corruptos e moralistas (com referencias diretas a Margaret Thatcher e Mary Whitehouse). Os que não se enquadram nessas duas categorias são ovelhas, que, sem pensamento próprio, seguem cegamente um líder.
A idéia para esse álbum foi tirada do famoso livro de George Orwell, A Revolução dos Bichos (animal farm, no original).
O disco contem cinco faixas e apresenta um som um pouco mais pesado do que os anteriores Wish You Were Here e Dark Side of the Moon e do que o sucessor, The Wall, isso em decorrência das críticas que a banda estava sofrendo por parte do movimento punk, que os acusava de terem deixado de lado a simplicidade e a alma do rock.
As três faixas centrais são as que eu me referi acima, Dogs, Pigs(three different ones) e Sheep e são "limitadas" por um par de canções de amor escritas por Waters para sua mulher na época: Pigs on the Wing partes 1 e 2.
Enfim, Animals é um ótimo álbum, com boa sonoridade e foi bem recebido pela crítica da época, apesar de ter sido por vezes taxado de "monótono" pois suas três principais músicas tem mais de 10 minutos. Mas garanto que é um prato cheio pra quem gosta da banda e de rock progressivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...