sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Discos que todo mundo deveria conhecer


Elvis Presley (1956) -Elvis Presley. Do rei do rock, responsável pela popularização do rock n' roll . Em meados de 50 sua maneira sensual de dançar e as letras de amor escandalizaram os pais americanos, que proibiam os filhos de ouvir o novo gênero. (sim, ouvir elvis já foi considerado rebeldia)

Revolver (1966) - The beatles. Da maior e mais influente banda da era do rock, o disco traz clássicos como Elenor Rigby, Tomorrow Never Knows e Yellow Submarine, que já apontam para a revolução sonora que eles provocariam em Sgt. Pepper's Lonely Heart's Club Band, considerado por muitos críticos o melhor álbum de todos os tempos.

Pet sounds (1966) - The Beach Boys. Diversas vezes os Beatles disseram que era o álbum que eles gostariam de ter feito. Clássicos como Wouldn't it be Nice, God Only Knows e Caroline No combinam com um belo dia de sol e praia. (eu particularmente não gosto muito, mas de qualquer jeito é um álbum importante e não poderia ficar de fora dessa lista)

Beggar's Banquet (1968) - The Rolling Stones. Se os Beatles eram os "bonzinhos" do rock, os Stones tiravam o sono dos pais, com letras provocativas, polêmicas, rebeldes e sensuais (nas nossas bandas atuais a unica coisa polêmica e que tira o sono dos pais são as tendências gays). Neste disco estão clássicos como Sympathy for the Devil e Street Fighting Man.

Led Zeppelin IV (1969)- Led Zeppelin. Ao misturar heavy metal, blues, folk e puro rock n' roll, esse disco definiu não só o som do grupo, mas também de todo o estilo que ficou conhecido como hard rock. Neste disco estão clássicos como Rock and Roll e Stairway to Heaven.

Paranoid (1971) - Black Sabbath. Paranoid não é só o disco mais vendido do Balck Sabbath, como um dos mais importantes da história do haevy metal, considerado por muitos críticos o disco que definiu o gênero. Na voz De Ozzy Osbourne, estão sucessos como War Pigs, Iron Man e a faixa título, Paranoid.

Dark Side of the Moon (1973) - Pink Floyd. Do grupo exponte do rock progressivo, esse disco é um grande caldeirão de neo-psicodelismo, art rock, jazz fusion, blues-rock e psicodelia. Em outra ocasião falarei mais sobre esse grande álbum.

Never Mind the Bollocks (1977) - Sex Pistols. No final dos anos 70, os ingleses dos Sex Pistols abalaram o mercado da música com esse álbum vigoroso, cru, carregado de letra que mostravam o descontentamento dos jovens com o sistema vigente. A inlfuência da banda ultrapassou a música e virou um fenômeno cultural conhecido como punk. Entre os hinos desse disco estão God Save the Queen e Anarchy in the U.K.

Legião Urbana(1985) - Diga o que quiser, mas o legião é a melhor e mais influente banda do rock nacional, unindo letras de auto teor político e histórias de amores mal-resolvidos a melodias que marcaram toda uma geração. Renato Russo, morto em 1996, tornou-se um ídolo da música brasileira, e a banda continua cuntuada até hoje.

The Joshua Tree (1987) - U2. Esse disco catapultou o U2 ao primeiro lugar das listas de diversos países e consolidou a banda como um dos maiores ícones do rock até os dias de hoje. Neste disco estão clássicos como With or Without You e Whre the Streests Have no Name.

Nevermind (1991) - Nirvana. A banda popularizou o punk rock, pos-punk e indie rock, levando esses estilos ao mainstream americano e mundial como nenhuma outra banda anterior. a música Smells Like Teen Spirit tornou-se um dos hinos da juventude na década de 90 e uma das canções mais executadas nas rádios e na MTV (naquela época a mtv ainda prestava)

Is This It (2001) - The Strokes. Rock andava meio mal no início do novo milênio, mas os americanos dos Strokes comprovaram que não se precisa nada mais do que guitarra-baixo-bateria e músicas bem-feitas para levar o rock de volta ao topo das paradas. (apesar de não muito conhecidos aqui no Brasil, os strokes são - na minha humilde opinião- a maior banda de rock da atualidade, e estão prometendo um novo disco para março,
quando lançar estarei aqui para fazer um review dele)

É isso galera, sei que é um post longo mas vale a pena lê-lo inteiro. Outros discos que constavam na lista original eram: Jovem Guarda(Roberto Carlos), Tropicália(vários artistas), The smiths, Cabeça Dinossauro(titãs), Dirty(sonic youth), Raimundos, Ok Computer(radiohead) e Los Hermanos. Entretanto, não julguei que esses fossem tão importantes quanto os listados acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...