domingo, 27 de março de 2011

The Wall

   Depois dos posts sobre Dark Side of The Moon, Wish You Were Here e Animals, nada mais apropriado do que escrever sobre o quarto e talvés o mais famoso álbum da melhor fase do Pink Floyd, claro que estou falando sobre o The Wall.
   Bem, esse álbum foi lançado em 1979 e é expoente do gênero ópera rock, além, claro, de representar o rock progressivo, estilo predominante da banda. The Wall foi idealizado por Waters e quase totalmente composto por este, exceto as faixas  Young Lust (Waters e Gilmor), Comfortably Numb (Gilmor e Waters), Run Like Hell (Gilmor e Waters) e The Trial (Waters e Ezrin). 

   O álbum trata principalmente de solidão, usando como pretexto a história do anti-herói Pink, que é martelado e espancado pela sociedade desde os primeiros dias da sua vida: sufocado pela mãe, oprimido na escola, ele constrói um muro em sua consciência para isolá-lo da sociedade, e refugia-se num mundo de fantasia que criou para si. Durante uma alucinação provocada pela droga, Pink transforma-se num ditador fascista apenas para que a sua consciência rebelde o ponha em tribunal, onde seu juiz interior ordena-lhe que mande abaixo o seu próprio muro e se abra para o mundo exterior.
   A inspiração para esse disco veio durante um show da banda, no qual Waters cuspira num fã que apresentava um comportamento histérico, fazendo-o se dar conta do "muro" que existia entre ele e o público. Durante as gravações, desavenças internas levaram Waters a expulsar Richard Wright da banda, que no entanto seguiu tocando como músico contratado, sendo readmitido após a saida de Waters. O mais curioso é que Wright foi o único que ganhou algum dinheiro com o The Wall, já que os espetáculos elaborados e cheios de efeitos que a banda fazia consumiam todos os seus recursos.

   The Wall está na lista dos 200 álbuns definitivos do Hall da Fama do Rock n' Roll, além de ocupar a 87ª posição nos melhores álbuns de sempre, da Rolling Stone, e ser o terceiro mais vendido da história nos Estados Unidos.
   O álbum também conta com um filme homônimo, que foi lançado em 1982 pela MGM. 
Em 21 julho de 1990, Waters apresentou o The Wall em um mega show realizado sobre as ruínas do Muro de Berlim.

Um comentário:

  1. Esse álbum é um marco mesmo. legal é ouvir direto da primeira à ultima faixa. O filme ficou ótimo também, acho que traduz bem o conceito proposto pelo álbum.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...