terça-feira, 15 de março de 2011

A história do Disco de Vinil

  O Disco de Vinil, mais conhecido como LP(Longplay), foi criado no inicio da década de 1950, feito especialmente para a gravação e repdroduão musical.Ele recebeu o nome de disco de vinil, pois o material usado para fazer-lo se chamava vinil, portanto disco de vinil. 
  Fora o próprio disco de vinil que antecedeu os atuais CDs.Antes da sua criação eram usados os chamados discos de goma-laca, estes eram feitos de um plástico pouco resistente e também conhecidos pela sua rotação de 78 vezes por um minuto, o que não era nenhuma vantagem pois ninguém mais hoje em dia tem um desses já que existem formar muito mais práticas de escutar música.
   A partir do final da década de 1980 e início da década de 1990, a invenção dos compact discs (CD) prometeu maior capacidade, durabilidade e clareza sonora, sem chiados, fazendo os discos de vinil ficarem obsoletos e desaparecerem quase por completo no final do século XX. Alguns audiófilos ainda preferem o vinil, dizendo ser um meio de armazenamento mais fiel que o CD.
   Existem diversos tipos de discos de vinil ainda existentes, por mais que eles tenham caído em desuso eles ainda são necessarios para a reprodução das músicas que temos hoje.Os principais ainda existentes são: CD, LP, EP e Single, sendo destes o Ep uma versão compactada do LP e o Single uma versão do EP com menos espaço para gravação.
   Em 2010 os LP voltaram a ser produzidos devido a imensa procura de fãs das múscas antigas pela forma original do lançamento do álbum quando criado e também pelo pedido de DJs que necessitam destes para poderem fazer os seus efeitos com a música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...