quarta-feira, 30 de março de 2011

Ozzy Osbourne

  Em clima de Ozzy Osbourne por aqui já que o show dele será hoje a noite em Porto Alegre e também pelo fato do heavy metal estar um pouco desfalcado por aqui la vai uma matéria sobre o Pai do Heavy Metal.
  John Michael Osbourne Ozzy, mais conhecido como Ozzy Osbourne nasceu no dia 3 de Dezembro de 1948 em Birmingham, Inglaterra.
  Aos vinte anos Ozzy montou sua primeira banda, o Polka Tulk, que mais tarde ganhou o nome de Earth. No repertório, blues e rock com muitas influências das bandas Cream, Blue Cheer e Vanilla Fudge.Devido ao seu sucesso imediato Ozzy recebe a alcunha de "Pai do Heavy Metal", sendo assim idolatrado.
  Em 1969  ao descobrir da existência de uma banda com o mesmo nome Ozzy e sua banda mudam o nome para o conhecido Black Sabbath.
  Após nove anos junto ao Black Sabbath, Ozzy decide seguir uma carreira solo.Decidido a compor musicas sobre naturais sem o Black Sabbath  ele forma o Blizzard of Ozz juntamente o guitarrista Randy Rhoads, o baixista Bob Daisley e o baterista Lee Kerslake, sendo que o primeiro álbum, de mesmo nome, foi lançado na Inglaterra em fita demo, nos anos de 1980, nos EUA e no resto do mundo apenas no ano seguinte.
  Com o lançamento do seu segundo álbum, deu-se início a turnê pela Europa, só que após fazer três apresentações, Ozzy teve um colapso nervoso e todos retornaram aos EUA para que ele pudesse descansar. Recuperado e com uma super produção de 25 técnicos da Broadway e Las Vegas, recursos de última geração para o palco e seis mil cópias do primeiro álbum sendo vendidas a cada semana, Ozzy voltou à ativa e reconquistou o público europeu com o seu novo álbum(já não tão novo).
  Em meio ao sucesso da banda, no dia 19 de Março de 1982, durante uma parada na viagem que levaria Ozzy a Orlando (Flórida) para um show, parte da banda decidiu descansar a bordo do ônibus e o motorista, que também tinha licença para pilotar, convidou Jake Duncan e Don Airey(membros da banda) para fazer um passeio aéreo e ao aterrissar,convidou os outros membros da banda, Randy Rhoads e ainda Rachel Youngblood maquiadora da banda.Mas o que ninguém sabia era que o piloto ressentido com seu divórcio viu a sua ex-esposa entrando no onibus da banda e decidiu  lançar o avião contra o onibus.Ninguém no onibus saiu muito ferido inclusive Ozzy mas todos que estavam no avião morreram, inclusive Randy Rhoads seu melhor amigo, o que levou Ozzy a entrar em profunda depressão, levando a cancelar todos os shows marcados para aquele ano.
  No final de 1983, com Jake E. Lee como novo guitarrista, Ozzy grava o “Bark at the Moon”, que apesar das críticas positivas, se tornou um dos "modismos" da época com constantes aparições na MTV.Muito longe dos palcos, em Outubro de 1984, John M. um garoto comum de 19 anos comete suicídio e, de acordo com a polícia, a música “Suicide Solution” de Ozzy Osbourne ainda tocava em seus fones de ouvido quando o corpo fora encontrado. Dois anos depois, três processos de incitação ao suicídio vieram à tona e, em Janeiro de 1986, a família de John acusou Ozzy de no documentário "Don’t Blame Me", utilizar uma técnica conhecida como "Hemisync", que consiste em sincronizar as ondas de ambos os hemisférios cerebrais para se atingir estados alterados de consciência, tornando o ouvinte aberto às sugestões e capaz de vividas alucinações, podendo levar ao suicídio. O processo durou praticamente um ano e foi arquivado pela Suprema Corte da Califórnia.
  Durante muitos anos Ozzy seguiu mudando de gravadoras e de bandas até que em 1990 o Black Sabbath se reuniu outra vez para as gravações dos discos: Tyr, Dehumanizer, Cross Purposes e Forbidden.
  Pelos anos seguintes até 2006 foram cogitadas diversas vezes a votla do Black Sabbath o que acabou nunca acontecendo, pois Ozzy nunca conseguiu falar diretamente com os outros ex-membros da banda sobre essa reunião.
  De volta ao estúdio em 1997, Ozzy gravou uma coletânea com seus grandes sucessos chamado de The Ozzman Cometh: Greatest Hits, além de três músicas inéditas, sendo uma delas “Back on Earth” em parceria com Steve Vai. Não satisfeito, ele decidiu reunir os membros originais do Black Sabbath e gravar um álbum ao vivo, o Reunion (lançado em 1998) e ainda fazer um dueto com o rapper Busta Rhymes "recriando a maior musica do heavy metal da história "Iron Man", que ganhou o nome de “This Means War!!” e faz parte da coletânea Extinction Level Event (The Final World Front). O OzzFest que existia desde 1996 continuou e, na edição de 1998, onde participaram Ozzy, Tool, Soulfly, Coal Chamber, Limp Bizkit, Sevendust, Motorhead, Incubus, Life of Agony, Snot, Ultraspank, entre outras bandas  como a brasileira Sepultura.Em 1999, o Black Sabbath - que ainda estava em turnê -,  era a principal atração do OzzFest, mas rumores afirmavam que aqueles seriam os últimos shows da banda.
   No inicio do século 21 Ozzy ainda gravaria diversos álbuns e se lançaria em diversas campanhas publicitarias como a propaganda feita em 2008 para o jogoWorld of Warcraf, mostrando Ozzy Osbourne em frente ao Lich King(conhecido como principe das trevas no jogo) decidindo quem é o  verdadeiro principe das trevas.
   Em 2007 Osbourne lançou o álbum Black Rain, muito bem aceito pela critica que tornou Ozzy a ser eleito o maior ícone da música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...