sábado, 26 de março de 2011

Wish You Were Here

    Wish You Were Here é um álbum da banda britânica de rock progressiv, Pink Floyd, de 1975. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. 
    O álbum fala sobre a saudade e solidão, e em duas das suas faixas ("Welcome to the Machine" e "Have a Cigar") sobre os aspectos negativos da indústria musical. O álbum é mais melancólico que os anteriores, no entanto tem algumas notas de otimismo e alegria aqui e ali. Diz-se que a faixa que dá título ao álbum "Wish You Were Here" fala sobre o que eles pensavam ser o desmoronamento da banda enquanto tal, e é também um tributo a Syd Barrett. "Shine On You Crazy Diamond" é uma peça dividida em nove partes e uma homenagem a Syd Barrett cujo problema com LSD tornou impossível a sua continuidade como membro da banda.
      A peça começa e encerra o álbum (as partes 1 a 5 abrem e as partes 6 a 9, fecham-no). Foi reeditado com nova mixagem digital em 1994 no Reino Unido e em 1997 nos Estados Unidos e no resto do mundo. Foi também reeditado em 2000 para a comemoração do seu 25º aniversário.
Wish You Were Here atingiu o nº 1 na Billboard vendendo mais de seis milhões de cópias só nos Estados Unidos, onde foi premiado com disco de ouro em 17 de Setembro de 1975 e com o sexto disco de platina em 16 de Maio de 1997 pela RIAA(Recording Industry Association of America - Associação da Indústria de Gravação da América). No mundo inteiro vendeu mais de 13 milhões de cópias.
     A qualidade musical do álbum é tão grande que alguns dos fãs da banda o consideram superior aos álbuns The Dark Side of the Moon e The Wall. A música que intitula o álbum, Wish You Were Here, foi regravada por inúmeras bandas renomadas, como Bee Gees (1985) e Nirvana (1990).

Faixas:
Lado A
   1. "Shine On You Crazy Diamond" (Pts. 1-5)
   2. "Welcome to the Machine"
Lado B
   1. "Have a Cigar"
   2. "Wish You Were Here"
   3. "Shine On You Crazy Diamond" (Pts. 6-9) 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...