quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sid Vicious, o rei do punk.

  John Simon Ritchie-Beverly, mais conhecido popularmente apenas por  Sid Vicious, nasceu em Londres, no dia 10 de Maio de 1957.Quando criança, alguns o consideravam meio problemático desde pequeno, especialmente pelo fato de ter carência de atenção e fazia de tudo para que todos olhassem para ele.A  se família morava em Lee Green(cidade no interior da Inglaterra) e seu pai abandonou Anne, sua mãe, logo após seu nascimento.
  Aos 3 anos, John foi com sua mãe para Ibiza (ilha espanhola) com uma pequena ajuda financeira do pai. Anne vendia drogas para sobreviver e, após perder o apoio financeiro do "ex", foi obrigada a voltar para a Inglaterra com John.
  Mais tarde John acabou conhecendo John Joseph Lydon (que mais tarde se tornou Johnny Rotten), John Wardle e John Gray, formando então como eles se chamaram na época o Bando dos Johns. Ele se tornou bem amigo de John Lydon e eles já eram considerados estranhos,pois  já pintava os cabelos e os dois achavam a educação algo completamente inútil. Antes de ser Sid Vicious, John eram chamado de Sly e acabou trocando seu apelido após levar uma mordida do rato de John Lyndon, Sydney, e chamá-lo de perverso, que traduzindo para ingles fica Vicious, saindo dai o seu nome artistico Sid Vicious.
   Nessa época, Sid vivia  que já havia abandonado a escola e a familia vivia sem emprego fixo e as idéias anarquistas começavam a se formar. A vida era difícil e, em outro canto da cidade, Malcom McLaren teve a brilhante idéia de criar uma banda que se chamaria  Sex Pistols, inicialmente criada apenas para divulgar sua loja, a Sex, onde vendia roupas para roqueiros e acessórios considerados "estranhos" que atraiam jovens como Sid e John.
   Um dia, dois chamaram a atenção de McLaren na Sex pelo seu cabelo verde e estilo estranho. O Sex Pistols precisava de um vocalista e Malcon convenceu Lydon a tentar preencher o cargo.
  A partir da criação dos Sex Pistols, Sid se apaixonou pelo estilo punk largando todas as suas influências por David Bowie para se dedicar apenas ao movimento punk e o festival do o Sex Pistols apareceu em público pela primeira vez.
  No inicio Sid tocava apenas a bateria na banda impressionando-se consigo mesmo, especialmente pelo fato dele nunca ter tocado bateria e nem outro instrumento até o presente momento, mas com o fim do festival a banda criada pela loja Sex também deveria deixar de existir.Mesmo sem a banda Sid continuou com a sua carreira musical trabalhando ainda como vocalista da banda The Flowers of Romance, que também havia sido criada com um espaço de tempo delimitado.
  A banda vivia um enorme confronto interno devido as sequentes brigas entre o seu amigo John e o baixista Matlock, que mais tarde sairia da banda para a volta de Sid ao Sex Pistols passando então a se tornar cantor e baixista, o que para ele  não era um objetivo fácil de ser alcançado já que ele não sabia tocar baixo.
  Com os problemas causados pelas letras polêmicas e infligência as regras impostas pela rainha da Inglaterra, eles foram proibidos de tocar em território inglês, então fizeram um show em um barco, sob as águas da Inglaterra, resultando na prisão de todos os membros da banda. Eles começaram a ser obrigados a tocar escondidos e a palavra "bollocks" no encarte de seu disco (Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols) fez com que ele fosse retirado das lojas.  
  Além de alguns problemas envolvendo Sid e Nancy(sua namorada na época), as brigas entre os integrantes fez com que a banda finalmente acabasse, em 1978, em São Francisco após a turnê americana.
   Acostumado a ir para o hospital devido ao uso de drogas, Sid geralmente acabava internado nos hospitais mais pertos de onde eles estava.Uma ultima vez que ele foi internado, todos seus fãs,amigos e familia acreditavam na desintoxicação de Sid mas, após a festa em homenagem a sua libertação na casa de sua mãe, ele se trancou no banheiro e injetou uma dose a mais de heroína. Algum tempo depois foi encontrado morto, deitado de costas na cama do apartamento de Michelle Robinson, na manhã de 2 de Fevereiro de 1979, aos 21 anos, de overdose de heroína. Acredita-se que Sid havia roubado a droga da própria mãe (que tem registro de prisão por posse de drogas).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...