quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

The Dark Side of the Rainbow

        Achei isso enquanto pesquisava para um trabalho de física. Enquanto lia sobre a pressão atmosférica na Lua, fui obrigado pelo a clicar no link para Lado Negro da Lua, o que me levou a clicar no link para Dark Side of the Moon onde eu achei essa "conspiração".  Achei interessante e por isso resolvi postar aqui no blog. E desculpem a ausência de posts, ainda estou me acostumando a não estar de férias ;)
Dark Side of the Rainbow  é o nome dado ao efeito criado ao tocar o álbum conceitual do Pink Floyd The Dark Side of the Moon de 1973 simultaneamente com o filme de 1939 O Mágico de Oz. O efeito consiste no fato de que há diversos momentos em que uma obra corresponde a outra, seja por parte das letras das músicas ou pela sincronia áudio-visual. O nome do efeito vem da combinação do título do disco (The Dark Side of the Moon seria O Lado Sombrio da Lua, uma metáfora para ilustrar os conceitos de lado negativos da mente e da vida) e da icônica canção do filme Over the Rainbow.
Os fãs já conseguiram compilar mais de 100 momentos de conexão entre o filme e o disco, incluindo algumas que são obtidas quando o disco é repetido para se encaixar com o excedente do filme. Por exemplo, o verso "balanced on the biggest wave" ("balançado na maior das ondas") de Breathe é cantando enquanto Dorothy balança em cima de um muro; "who knows which is which" ("quem sabe quem é quem") de Us and Them é cantado enquanto as bruxas boa e má se confrontam; "the lunatic is on the grass" ("o lunático está na grama") de "Brain Damage" é cantado enquanto o Espantalho, cujo corpo é preenchido com grama seca, age freneticamente como um louco; e as batidas de coração ressoam enquanto Dorothy encosta seu ouvido no peito do Homem de Lata.
Apesar disso os membros do Pink Floyd insistem que o fenômeno é pura coincidência. Em uma entrevista para o 25º aniversário do disco, o guitarrista e vocalista David Gilmour negou que o disco foi escrito intencionalmente para ser sincronizado com Oz, dizendo que "Algum cara com muito tempo livre teve essa idéia de combinar O Mágico de Oz com Dark Side of the Moon". Em um especial da MTV sobre o Pink Floyd em 2002, a banda negou qualquer relação entre o disco e o filme, dizendo que na época da gravação de Dark Side não havia tecnologia para reproduzir o filme no estúdio ao mesmo tempo que gravavam o álbum.

Coincidências:
Áudio-visual
    * A introdução Speak to Me muda para Breathe de acordo com a mudança do nome nos créditos iniciais.
    * Breathe muda para On the Run quando Dorothy cai do muro.
    * A cauda do cachorro Toto se move conforme os ruídos em On the Run.
    * Quando Dorothy canta pela primeira vez no filme, ela olha para o céu enquanto são ouvidos sons de avião na música;
    * Os sons de relógios na introdução de Time começam a tocar assim que Elvira Gulch aparece na bicicleta, e cessam assim que ela desce da bicicleta.
    * The Great Gig in the Sky se inicia assim que o tornado se aproxima, e suas mudanças de ritmo combinam com o clima no filme.
    * Money tem início logo quando Dorothy abre a porta para o mundo de Oz, e o filme deixa de ser preto-e-branco e se torna colorido.
    * As bailarinas dançam ao ritmo de Us and Them.
    * Quando a bruxa má aparece, a musica fala "black", referencia à sua roupa preta.
    * Quando a bruxa má morre, escutam-se gritos do começo da música 'Speak To Me - Breathe'.

Letras
    * Tia Em aparenta dizer "leave" ("parta") para Dorothy, ao mesmo tempo em que é dito o verso "leave, but don't leave me" ("Vá embora, mas não me deixe") em Breathe.
    * "Look around" ("Olhe ao redor") - Dorothy olha ao redor
    * "Dig that hole" ("Cave o buraco") - o fazendeiro aponta para o chão.
    * "Balanced on the biggest wave" ("Balançar-se na maior das ondas") - Dorothy se balança em um muro.
    * "Share it, fairly" ("Compartilhe, generoso") - um Munchkin dá flores para Dorothy.
    * "Moved from side to side" ("Se moveram de um lado para o outro") - os Munchkins correm de um lado para outro quando surge a Bruxa Má do Oeste.
    * "Black and blue" ("Preto e azul") - quando é dito "black", a bruxa é vista, com sua roupa e chapéu pretos, e quando é dito "blue" aparece Dorothy, com sua roupa azul.
    * "With... without" ("Com... sem") - Em "with", Dorothy está com Toto nos braços, e coloca-o no chão conforme é dito "without".
    * "home... home again" ("em casa...em casa de novo") - Quando Dorothy volta para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...