sábado, 25 de junho de 2011

No Pads, No Helmets... Just Balls

  Apesar de muitos acharem que Simple Plan é uma banda "emo", a resposta vem logo no estilo musical do grupo, já no seu álbum de estréia "No Pads, No Helmets...Just Balls" se comprova o seu estilo pop-punk de ver o mundo.
  O álbum No Pads, No Helmets...Just Balls-primeiro da banda Simple Plan- foi lançado em 2002 pela gravadora Atlantic Records no Canada.O álbum recebeu poucas criticas devido ao fato de ser um álbum canadense o que impossibilita de revistas americanas consagradas no mundo de o criticar com exceções de algumas.As criticas que em geral foram boas vendeu  mais de 3 milhões de cópias e é considerado um dos melhores do novo milênio.
  As letras em geral falam sobre uma revolta adolescente sobre os piores dias de suas vidas devido a um amor mal resolvido, levando também ideologias do clássico punk rock com revoltas a sociedade e ao governo em geral.Canções como "My Christmas List", "Grow Up", "One By One" e uma cover de "American Jesus" foram incluídas como faixas bônus ou escondidas e também existem edições com DVD onde, dependendo do país, estão incluídos os primeiros vídeos da banda.
  Faxias:
  1. "I'd Do Anything"
  2. "The Worst Day Ever"
  3. "You Don't Mean Anything"
  4. "I'm Just a Kid"
  5. "When I'm with You"
  6. "Meet You There"
  7. "Addicted"
  8. "My Alien"
  9. "God Must Hate Me"
  10. "I Won't Be There"
  11. "One Day"
  12. "Perfect"
  13. "Grow Up"
  • Uma curiosidade neste álbum é que algumas faixas são tocadas ou então tocadas pelo Simple Plan junto a Mark Hoppus do Blink-182 e  Joel Madden do Good Charlot.

Fuck You

Eu sei que Lily Allen não é exatamente rock mas eu decidi colocar essa música em dedicatória a meu amigo que disse "fuck the world" hoje, em um momento de revolta. É uma música do segundo álbum da cantora inglesa It's Not Me, It's You.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Já Ouvi Isso Em Algum Lugar [7]

(no text needed here)

Fender e a sua história

  Fender Musical Instruments, mais conhecida apenas como Fender, é uma das mais importantes empresas envolvidas com o ramo da música.Fabricante de amplificadores, guitarras e contra-baixos, a empresa foi fundada na década 1940 por Léo Fender do qual "emprestou" seu sobrenome para sua marca.
  No inicio dos anos 60 a empresa com quase 20 anos de história, finalmente alcançaria o sucesso devido a alta qualidade dos seus produtos.Bandas e artistas já consagrados como The Beatles, The Who, Jimi Hendrix e Eric Clapton passaram a usar instrumentos Fender, abrindo então, espaço para a geração punk da década seguinte seguir o modelo e utilizar guitarras e baixos da marca. Admiradas e tocadas no mundo todo, as guitarras Fender contribuíram para a globalização dos valores culturais ocidentais, especialmente nos países comunistas do leste Europeu.
  Vinte anos antes do sucesso mundial, surgia a Segunda Guerra Mundial, e com isso a empresa ganhava espaço para se fortalecer com o enfraquecimento do mercado da música nos países inimigos do Estados Unidos.Durante a guerra, a Fender construiu dois prédios com estruturas de aço e metais indestrutiveis caso fossem atacados por inimigos.Em 1947 a linha Fender incluía os lendários amplificadores com gabinete de madeira e guitarras de madeira dura.Em fins de 1940 muitos músicos consideravam Fender como o principal inovador em projetos de instrumentos.
  A empresa que cada vez crescia mais precisava de um estabelecimento onde poderiam ser fabricados mais baixos e guitarras, e com o final da guerra seus antigos prédios não eram mais úteis o que levou a Fender a estabelecer diversas matrizes nos Estados Unidos passando a fabricar em massa seus produtos.Nesse período, Léo Fender criou diversos modelos próprios de instrumentos como a Guitarra Stratocaster e o Baixo chamado de Precision Bass-considerados até hoje uns dos melhores modelos já criados- que seriam mais tarde copiados por diversas marcas concorrentes que criariam modelos similares e até mesmo com nomes parecidos.
   Anos mais tarde, Léo Fender decidiu vender a empresa para a CBS, passando a se chamar CBS-Fender que continuou a crescer implacavelmente à medida que a guitarra tornou-se uma instituição.No princípio dos anos 1980 a CBS percebeu que a Fender necessitava de reparos, e recrutou uma nova equipe de gerenciamento.Em 1982 a Fender passou a produzir os primeiros modelos criados por Léo de novo, mas devido a alta concorrência a CBS-Fender não obteve sucesso, o que levou a CBS a vender a marca Fender mais uma vez, mas dessa vez para um grupo de investidores que levaria a Fender de volta ao topo.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

What Do You Want From Me

 Essa é a segunda música do álbum Division Bell, sendo este o último álbum da banda britânica Pink Floyd. Ela foi lançada em 28 de março de 1994 no Reino Unido. Espero que gostem eu estou com ela na cabeça o dia todo.
Desculpa o vídeo (ou a falta dele) era só o que tinha.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sabbath Bloody Sabbath

Do álbum homônimo de 1973 de um dos pioneiros do Heavy Metal, o Black Sabbath. Um belo álbum, a propósito, para quem estiver interessado, sonoridade bem parecida com a dessa música, pra quem gostar, vale a pena ouvir inteiro.

Suck It and See

          Suck It and See é o quarto álbum de estúdio da banda inglesa de indie rock Arctic Monkeys, lançado no início desse mês, mais precisamente dia 6 no Reino Unido e dia 7 nos Estados Unidos, apesar de ter vazado na internet um pouco antes, fato que, convenhamos já se tornou rotina.
O álbum foi gravado sob a produção de James Ford e prometeu um estilo mais "vintage". O vídeo da música Brick by Brick foi lançado um pouco antes que os detalhes do álbum fossem anunciados, e a música acabou saindo como B-side do single Don't Sit Down 'Cause I've Moved Your Chair.
Após o lançamento, Suck It and See foi aclamado pela crítica, com uma média de 74% de aprovação, e tornou-se um notável sucesso com o público, atingindo logo na primeira semana o primeiro lugar no Reino Unido.
A capa do álbum foi alvo de polêmicas, sendo "censurada" por fitas adesivas em certas lojas dos Estados Unidos por causa de seu título, que em português quer dizer algo como "Chupe isso e veja", além de ter sido considerada pela NME como "uma das cinquenta piores da história".

Bom, acima de tudo esse é um belo trabalho da banda inglesa e que mostra bem sua evolução, com harmonias mais complexas e realmente com o tom mais "vintage" que foi anunciado, contendo até alguns toques de psicodelia em algumas faixas.
Apesar de todas as faixas serem agradáveis de ouvir, acho que podemos destacar logo de cara as duas primeiras, She's Thunderstorms e Black Treacle, além do single Don't Sit Down 'Cause I've Moved Your Chair, Reckless Serenade e a faixa título Suck It And See, uma balada sem maiores atrativos a não ser a letra marcante e os backin' vocals, mas que depois de algumas vezes tornasse realmente boa de ouvir.

Bom é isso gente, é o meu primeiro post depois de algum tempo e espero que todos tenham gostado, e ouçam o álbum pois, pra quem é fã de indie rock e até para quem está conhecendo o estilo, é um ótimo trabalho. E, já antecipando a comparação, sim eu considero esse um disco superior ao outro grande lançamento desse ano, o Angles, dos Strokes. Apesar de serem álbuns bem diferentes, os dois são, digamos tentativas das bandas de mudar um pouco suas características sonoras, e, no fim, acho que os Monkeys foram mais bem-sucedidos na empreitada, mas claro, isso é só uma opinião pessoal.
Para fechar, Library Pictures, que é a música mais agitada do álbum, marcado por baladas e melodias calmas.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Especial Anos 90

 Depois de um bom tempo sem nada de especial, não há nada melhor que começar com uma postagem especial, desta vez das musicas mais influentes na década de 90.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Bleach e o inicio do Grunge

  Depois de falarmos dos albuns Nevermind e In Utero faltava ainda um álbum para completar os 3 únicos do Nirvana e já não esta mais do que na hora de falarmos do seu primeiro álbum de estúdio, Bleach.
  Em 1989 na época em que o pop surgia como um forte combatente ao rock surgiu o inicio do movimento grunge e a volta do punk rock.A banda norte-americana Nirvana surgia com o seu primeiro álbum de estúdio, Bleach.
  O álbum é considerado bastante negativo e sombrio.Cobain alegou que a maioria das letras foram escritas a noite antes das gravações, enquanto ele estava se sentindo "irritado", e que ele não as respeitava muito.Mas apesar de todas as intrigas do álbum ele é considerado um dos melhores do rock além de um dos mais vendidos.
  Bleach foi bem recebido pelos críticos, mas após o seu lançamento inicial, ele "falhou" nas paradas estadunidenses .Em 1992 o álbum foi relançado pela Geffen Records após o lançamento do Nevermind(segundo álbum de estúdio da banda).Após o seu relançamento, Bleach estreou no 89º lugar na Billboard 200, e alcançou o 33º lugar na UK Albums Chart.
  Faixas:
  1. Blew
  2. Floyd the Barber
  3. About a Girl
  4. School
  5. Love Buzz
  6. Paper Cuts
  7. Negative Creep
  8. Scoff
  9. Swap Meet
  10. Mr.Moustache
  11. Sifting

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Pearl Jam

  Depois de quase uma semana de pausa aqui vai mais uma postagem, dessa vez sobre a banda de rock Pearl Jam.
   Pearl Jam é uma banda de grunge/rock, formada na cidade de Seattle, nos Estados Unidos da América.A banda é considerada uma das mais populares e influentes da década de 1990.Junto ao Nirvana, Soundgarden, Mother Love Bone, Alice in Chains e Mudhoney, ajudaram a popularizar o movimento no início dos anos 90. Pearl Jam é uma das poucas bandas grunges que continuaram ativas até hoje, mesmo após o fim das suas outras bandas contemporâneas.
   Em 1990 Eddie Vedder, Jeff, Mike e Jack Irons se juntavam e davam inicio a formação inicial do Pearl Jam.Um ano depois a banda lançou o seu primeiro álbum de estúdio, intitulado de "Ten"(número da camisa de Mookie Blaylock no time de basquete New Jersey Nets).O álbum  considerado um dos melhores do grunge e do rock foi sucesso imediato, com músicas inesqueciveis como Alive,Once e Oceans.Ten rendeu a banda o prêmio Video of the Year da música "Jeremy".No mesmo ano o baterista Dave Krusen foi substituido por Dave Abbruzzese.
   Depois de alcançar o sucesso imediato, em 1993 a banda lançou o seu segundo álbum, "Vs." , e chegou ao primeiro lugar de vendagens em tempo recorde: 24 horas. Só na primeira semana, o disco vendeu mais de 950 mil unidades.Ainda em 1993, Eddie participa de um show no Rock and Roll Hall of Fame ao lado dos ex-membros do The Doors, Ray Manzarek, John Densmore e Robby Krieger. Lá, eles cantam três músicas do inesquecível grupo de Los Angeles: Roadhouse Blues, Break on Through e Light My Fire.
   Para encurtar um pouco a história, nos anos seguintes a banda ainda lançaria 7 álbuns de estúdio, chamados de:Vitalogy,No Code,Yield,Binaural,Riot Act,Pearl Jam e Backspacer.No dia 10 de Julho de 2010, a banda se apresentava em Oeiras, Portugal, quando o vocalista Eddie Vedder leu uma mensagem, em português que dizia: “Obrigado por vim ao nosso último show. Não será o último para sempre, mas o último por muito tempo”. No seu site oficial, a banda ainda não divulgou nada sobre o assunto. Logo após o show, na segunda feira dia 12 de Julho, a empresária da banda confirmou que houve um erro na tradução inglês/português e que o que Eddie queria dizer era que o final da turne, mas que eles não estão entrando em hiato.
    Álbuns de estúdio
  • Ten
  • Vs.
  • Vitalogy
  • No Code
  • Yield
  • Binaural
  • Riot Act
  • Pearl Jam
  • Backspacer
  
  

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sweet Child O'Mine

   Sweet Child O'Mine  é uma música single da banda de hard rock Guns'N Roses. A canção lançada em 1987 foi o primeiro single dos Guns N' Roses a atingir o primeiro lugar na Billboard Hot 100.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Synyster Gates

            Synyster Gates, (nome de nascimento Brian Elwin Haner, Jr.) é o guitarrista solo da banda estadunidense de Heavy Metal Avenged Sevenfold. Syn, como também é conhecido nasceu em 7 de julho de 1981 em Huntington Beach, California, filho do támbem guitarrista Sr. Brian Haner (também conhecido como Papa Gates) e filho adotivo da hipnotizadora, Suzy Haner .
Ele também tem o irmão Brent, a meia-irmã McKenna, e o irmão Johnny.
            Synyster é muito elogiado pelos seus solos de guitarra e sua atuação na banda Avenged Sevenfold. Syn também já tocou na banda Pinkly Smooth juntamente com The Rev. Gates também ficou famoso por adotar a técnica de efeitos na guitarra, ou seja, nos seus 16 anos de idade montou sua própria guitarra Les Paul com distorção, Delay, termolo, e diversos efeitos.

            Synyster Gates obteve sua primeira guitarra em torno dos dez anos de idade. Seu pai, Brian Haner, desencorajou o filho com a música, porque ele pensou que iria interferir com o resto de sua vida contemporânea. No entanto, Synyster ignorou as advertências de seu pai, e apesar de suas dúvidas, aprendeu a tocar guitarra. Seu pai, vendo seu potêncial e talento, decidiu então ensinar seu filho tocar o instrumento, e com sua ajuda, Synyster Gates foi de tocar Stairway to Heaven, música preferida dele. Ele também aprendeu uma música de ouvido com doze anos.
            Synyster Gates ingressou no colégio Ocean View High School, em Huntington Beach, Califórnia e no Mayfair High School, em Lakewood, Califórnia, já como adolescente. Mais tarde ingressou na Musicians Institute em Hollywood, e como parte do programa GIT, estudou “Jazz Guitar”.
Gates juntou-se ao Avenged Sevenfold quando ele tinha 18 anos, no final do ano de 1999, logo antes da gravação do primeiro álbum da banda, “Sounding the Seventh Trumpet”. Ele participou do EP " Warmness on the Soul ", e sobre a re-emissão do primeiro álbum. Ele também toca piano para a banda em músicas como " "Beast and the Harlot" e "Sidewinder", substituindo no piano o ex-baixista da banda Justin Meacham, embora este ainda tenha tocado no EP.
             O nome “Synyster Gates” surgiu quando ele estava bêbado junto com Jimmy Sullivan (The Reverend) e disse "Eu sou o Synyster Gates e estou apavorando!".
Gates cita Django Reinhardt, Frank Gambale, Adam Aparicio, Basillios, Dimebag Darrell, Slash, Francis Canavan, Jimmy Page e John Petrucci como seus guitarristas favoritos e onde tira grande influência. Ele já ganhou inúmeros prêmios, incluindo o “Young Shredder" do ano pela Metal Hammer Awards em 2005 e o prêmio "Guitarrista do Ano" pela revista “Total Guitar” em 2006. Synyster Gates também foi membro do projeto-paralelo Pinkly Smooth com The Reverend e o ex-baixista da banda, Justin Sane.
             Pinkly Smooth entrou em hiato indefinido quando Syn e The Rev resolveram se dedicar em tempo integral ao Avenged Sevenfold, e acabou com a morte de The Rev.

O Rock de Garagem

  O termo rock de Garagem surgiu no final da década de 70 para diferenciar o chamado punk dos anos 60 com punk rock.Rock de Garagem surgiu do fato dos adolescentes que muito desejavam seguir seus ídolos de rock mas que não podiam pagar as horas caras de ensaios musicais em estúdios profissionais, com seu alto custo de aluguel e, como alternativa, ensaiavam nas suas garagens de casa.
   O estilo que ainda não era caracterizado como um subgênero próprio do rock, evoluiu nos Estados Unidos em 1958 com as bandas  The Wailers e Link Wray.O "garage rock" como é mais conhecido, também surgiu na Inglaterra, e também influenciou na modelagem do som do rock de garagem, além de incentivar a formação de novas bandas de rock. Diversos artistas desse estilo tiverem suas bases no blues como The Kinks, The Animals, The Yardbirds, The Pretty Things e The Rolling Stones. 
  Na década de 1970 o estilo foi "extinto" sendo substituido por um novo termo que surgia na época, o punk rock.O termo era utilizado originalmente para identificar exclusivamente o rock de garagem, que ganhou esse novo termo-punk rock- para que as bandas da década de 1960 não fossem confundidas ou misturadas com a nova geração de bandas como Sex Pistols,Ramones e The Clash.   
  Durante a década de 2000, com o enfraquecimento do clássico punk rock, diversas bandas de garagem surgiram obtendo logo o sucesso mundial, como The Horrors, Eagles of Death Metal e ainda a famosa banda The Strokes.
   Curiosidades
  • Antes do garage rock as bandas tinham apenas uma guitarra, sendo esta a guitarra solo, a partir da criação desse estilo as bandas passaram a ter um quarto membro,  o guitarrista ritmista.
  • O estilo rock de garagem é geralmente o primeiro estilo de todas as bandas famosas, especialmente as que hoje tocam o punk rock, devido a falta de dinheiro para contratar um equipamento proficional.
  • Jannie Lee, de Jan and Arnie é a primeira música de garagem gravada em estúdio.
  • Os Beatles foram uma das primeiras bandas do rock de garagem, apesar de suas gravações serem do clássico Rock'n Roll as suas primeiras músicas eram desse estilo.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Folsom Prison Blues

Olá gente. Sei que estou a algum tempo sem postar nada, o que se deve principalmente a eu ter andado bastante ocupado ultimamente...
Bom mas para lembrar vocês de que eu ainda sou um membro desse blog, vai aqui uma singela contribuição; Folsom Prisom Blues, um dos maiores sucessos do grande músico Johnny Cash.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...