sexta-feira, 22 de abril de 2011

The Beatles Álbum a Álbum [1]

Please Please Me
Gravado em apenas um dia, se descontarmos as quatro canções que já tinham saído anteriormente como compactos (Love Me Do/P.S I Love You e Please Please Me/Ask Me Why) o álbum soa quase como se fosse um trabalho ao vivo, justamente pela precariedade da gravação, que teve um custo por volta de £400, nenhuma grande quantia para a Parlophone.
Please Please é um disco um tanto irregular, típico dos primeiros momentos do rock. Como a parceria Lennon/McCartney ainda não funcionava na sua totalidade, o álbum conta com vários covers, que foram escolhidos pelos Beatles e pelo produtor George Martin, dentre os quais se destaca a versão de Twist and Shout, última faixa do álbum a ser gravada e que acabou se tornando a versão definitiva da música.
Entre as originais destacam-se além da faixa-título e do primeiro compacto Love Me Do, alguns clássicos como I Saw Her Standing There, até hoje obrigatória nos shows de Paul McCartney.

Lançamento:
Please Please Me foi lançado no Reino Unido em versão mono em 22 de Março de 1963 e em estéreo em 26 de Abril do mesmo ano. Como era comum naquela época cada país escolher seus próprios álbuns com nome, capas e seleção de músicas particular, a Vee-Jay Records lançou nos Estados Unidos a versão do álbum inglês com o nome de Introducing the Beatles, em julho de 1963; com as mesmas canções do álbum inglês, mas com uma capa diferente.
No Brasil, a canção I Saw Her Standing There saiu no álbum Beatlemania de 1964 e Please Please Me, Boys, Twist and Shout, Baby It's You e Do You Want To Know A Secret no álbum The Beatles Again. A Taste Of Honey e There's A Place foram lançadas em EP em 1964 junto com Twist And Shout e Do You Want To Know A Secret. E Love Me Do em outro EP no mesmo ano.
Em 1976, a discografia mundial foi unificada e os LPs passaram a ter a mesma capa, mesma seleção de canções e mesmo nome. A versão do CD foi lançada em 26 de Fevereiro de 1987.

Capa:
Para a foto da capa George Martin, que era fascinado pelo Zoológico de Londres, pensou que seria uma boa publicidade para este se os Beatles posassem para a capa do álbum diante da casa de insetos do Zoo. Como não foi permitido pela direção do lugar, decidiu-se que a foto da capa fosse dos quatro Beatles em um balcão da escadaria da EMI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...