sexta-feira, 1 de abril de 2011

Os 10 maiores solos de guitarra

Todo amante de rock curte um bom solo de guitarra. Os solos são uma das coisas mais importantes no rock, e muitas bandas e guitarristas já se consagraram graças a essa técnica. Sendo assim, que tal eleger, só por curiosidade, os dez maiores solos de todos os tempos? Segue abaixo a lista, baseada num ranking feito pela Gibson.


10 - "Bohemian Rapsody" - Brian May (Queen)
A obra-prima do Queen. "Bohemian Rapsody" é a quarta música do lado dois do álbum "A Night at the Opera," de 1975. Na época, a música disputou as atenções com "Love of my Life", do mesmo disco. Claro que parte do seu sucesso deve-se ao magnífico solo de Brian May.

9 - "Johnny B. Goode" - Chuck Berry
Em Janeiro de 1958, Chuck Berry lançava esse grande sucesso, incluído no álbum "Chuck Berry Is on Top", e que faz referência a Johnnie Johnsom, parceiro de Berry.

8 - "While My Guitar Gently Weeps" - Eric Clapton (The Beatles)
Muita getne não sabe, mas o solo dessa música dessa música, dos Beatles, é de Eric Clapton. A canção faz parte do "Álbum Branco" e já foi eleita pela Rolling Stone como a sétima melhor "guitar song" de todos os tempos.

7 - "Layla" - Eric Clapton e Duane Allman (Derek & The Dominos)
Mais um de Clapton. Em "Layla", lançada em 1970, ele contou com a parceria de Duane Allman. Essa música aparece na 27ª posição entre as 500 melhores de todos os tempos pela Rolling Stone.

6 - "Free Bird" - Gary Rossington e Alen Collins (Lynyrd Skynyrd)
Em 1974, os americanos do Lynyrd Skynyrd lançavam seu álbum de estreia, que trouxe como destaque "Free Bird", com mais de 9 minutos de duração e seu famoso solo, que já foi considerado o terceiro melhor da história pela Rolling Stone.


5 - "Comfortably Numb" - David Gilmor (Pink Floyd)
O Pink Floyd não poderia ficar de fora dessa lista. Em 1979, no célebre álbum "The Wall", "Comfortably Numb veio aos ouvidos do mundo, trazendo esse impressionante solo de Gilmor.

4 - "Hotel California" - Don Felder e Joe Walsh (Eagles)
 Conhecida por ser uma das músicas mais tocadas e regravadas do mundo, "Hotel California" pode já estar muito batida, mas também tem os seus méritos, tendo já figurado em diversas listas, em parte graças ao seu solo.

3 - "All Along The Watchtower" - Jimi Hendrix (The Jimi Hendrix Experience)
Regravar uma música e alcançar mais sucesso do que a versão original não é para qualquer um. A versão de Hendrix foi lançada 6 meses depois da de Dylan e até hoje é considerada por muitos como a melhor.

2 - "Eruption" - Eddie Van Halen (Van Halen)
Com apenas 1 minuto e 42 segundos de duração, o instrumental "Eruption" faz parte do primeiro álbum do grupo, um dos responsáveis por reinventar a forma de tocar guitarra.

1 - "Stairway to Heaven" - Jimmy Page (Led Zeppelin)
Impossível falar em solo de guitarra e não falar em Led Zeppelin. "Stairway to Heaven" é um dos maiores (senão o maior) clássicos da história do rock, e faz tem presença cativa em qualquer lista elaborada por crítricos de música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...