terça-feira, 17 de abril de 2012

A história do Baixo elétrico

  Até meados da década de 1950, quando se falava de instrumentos com sons graves para estilos musicais como Jazz, Blues e Rock sempre se pensava em um instrumento conhecido como Contrabaixo, que por sinal fora inventado no século XV, entretanto a partir dessa data o dono e fundador da empresa Fender S.A, Léo Fender, criou o conhecido baixo elétrico.
  Apesar do primeiro baixo elétrico ter Léo Fender como criador conhecido, já haviam protótipos e outras espécies de baixos elétricos inventados , que vinham sendo criados desde 1920 até 1951.Dentre os protótipos apresentados, nenhum obteve a mesma qualidade sonora e eficiência que o projeto de Fender, nem mesmo o chamado contrabaixo elétrico da Gibson.
  Em 1951, a nova criação já era reconhecida no mundo inteiro após o sucesso estrondoso do "Bass Precision", o primeiro modelo de baixo já criado.O Precision( em português seria "precisão") , recebeu esse nome devido a sua alta precisão nos sons e na sua ótima qualidade de cordas, captadores e trastes.
  No inicio da década de 60, mais precisamente no próprio ano de 1960, surgia mais um novo baixo elétrico que também fora criado pela Fender, o Squier Jazz Bass.Nos anos seguintes as empresas concorrentes, como a Gibson e a Epiphone viriam a lançar diversos baixos para alcançar e acabar com a hegemonia da Fender, o que quando se fala em baixo elétrico, nunca aconteceu. 
  A partir dessa época, as grandes empresas multinacionais começaram a inovar, diversos baixos elétricos foram surgindo e dentre as novidades que estes traziam consigo podemos constar que eles vinham adaptados para 5,6,7 e até 8 cordas, quando normalmente são usadas apenas 4 cordas.
  A popularidade do baixo foi crescendo, e em algumas bandas tornando-se até mesmo o instrumento principal, como é o caso das bandas Red Hot Chilli Peppers, The Who e Primus.Atualmente o baixo é usado em quase todos os genêros musicais sendo um instrumento importante para a composição das músicas em geral.
  •   Baixo Acústico:Surgiu em 1951 como criação de Léo Fender.Instrumento de 5 cordas parecido com um violão comum mas com som parecido e até igual ao do baixo elétrico.

Um comentário:

  1. Meus Deus!! q baixo perfeito.
    que contra-baixo é aquela da foto? o Fender!
    a captação dele é diferente, eu acho!
    sou iniciante hehehe
    c alguem puder me fale sobre ele!
    e-mail: xtiago@live.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...