
O álbum fala sobre a saudade e solidão, e em duas das suas faixas ("Welcome to the Machine" e "Have a Cigar") sobre os aspectos negativos da indústria musical. O álbum é mais melancólico que os anteriores, no entanto tem algumas notas de otimismo e alegria aqui e ali. Diz-se que a faixa que dá título ao álbum "Wish You Were Here" fala sobre o que eles pensavam ser o desmoronamento da banda enquanto tal, e é também um tributo a Syd Barrett. "Shine On You Crazy Diamond" é uma peça dividida em nove partes e uma homenagem a Syd Barrett cujo problema com LSD tornou impossível a sua continuidade como membro da banda.
A peça começa e encerra o álbum (as partes 1 a 5 abrem e as partes 6 a 9, fecham-no). Foi reeditado com nova mixagem digital em 1994 no Reino Unido e em 1997 nos Estados Unidos e no resto do mundo. Foi também reeditado em 2000 para a comemoração do seu 25º aniversário.
Wish You Were Here atingiu o nº 1 na Billboard vendendo mais de seis milhões de cópias só nos Estados Unidos, onde foi premiado com disco de ouro em 17 de Setembro de 1975 e com o sexto disco de platina em 16 de Maio de 1997 pela RIAA(Recording Industry Association of America - Associação da Indústria de Gravação da América). No mundo inteiro vendeu mais de 13 milhões de cópias.
A qualidade musical do álbum é tão grande que alguns dos fãs da banda o consideram superior aos álbuns The Dark Side of the Moon e The Wall. A música que intitula o álbum, Wish You Were Here, foi regravada por inúmeras bandas renomadas, como Bee Gees (1985) e Nirvana (1990).
Faixas:
Lado A
1. "Shine On You Crazy Diamond" (Pts. 1-5)
2. "Welcome to the Machine"
Lado B
1. "Have a Cigar"
2. "Wish You Were Here"
3. "Shine On You Crazy Diamond" (Pts. 6-9)
Grande álbum! Uma verdadeira obra prima!
ResponderExcluir